Campanha incentiva consumidores a comprar de pequenos negócios

Sebrae destaca que setor responde por 27% do PIB e por 52% do total de empregos com carteira assinada

 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) preparou uma série de atividades para marcar a passagem do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, comemorado nesta segunda-feira (5). O movimento “Compre do Pequeno Negócio” preparou uma série de ações em vários pontos do País para a passagem da data e incentivar o consumo de produtos e serviços de micro e pequenas empresas.

Em Brasília, as ações do Movimento começam, nesta segunda-feira (5), no Mercado do Produtor Rural, montado no Parque da Cidade, em Brasília, onde serão expostos e comercializados os mais variados produtos oriundos das áreas rurais.

A agenda prossegue com os comerciantes da entrequadra 404/405. Na ocasião, será lançado o Guia Empresarial Eletrônico do DF, uma página na internet (www.guiasebraedf.com.br) na qual os empresários podem, gratuitamente, cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre produtos e serviços de que precisa perto da sua casa ou de seu trabalho. O movimento passará também pelo Taguacenter, um edifício localizado em Taguatinga Norte, que reúne, em um só lugar, uma grande variedade de lojas dos mais diversos produtos, como armarinhos, lojas de tecidos, artesanatos, distribuidora de doces, material escolar, artigos para festas, fantasias, utilidades, cosméticos, lingerie.

Em Alagoas, uma nova Sala do Empreendedor será inaugurada em Maceió, no bairro do Jacintinho, e uma loja modelo vai receber empresários, lojistas e potenciais empreendedores em visitas guiadas por consultores que vão demonstrar boas práticas de merchandising, layout da vitrine, iluminação ideal para valorizar os produtos, entre outros itens, que podem ser aplicadas em qualquer modalidade de comércio varejista.

No Amazonas, peças de artesanato e produtos alimentícios serão expostos e vendidos no shopping Manaus Via Norte. No Rio Grande do Sul haverá feiras de pequenos negócios na sede do Sebrae em Porto Alegre e nas regionais da instituição no estado. No Pará, os 1,8 mil feirantes do mercado Ver o Peso, que foram capacitados para vender mais no dia 5 de outubro, estarão vestidos com avental, boné e camisetas do Movimento Compre do Pequeno Negócio.

O calendário de ações para marcar a passagem do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa começou na sexta-feira (2). No Rio de Janeiro, o Sebrae e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) lançaram o Prato Compre do Pequeno. Os restaurantes que participarem vão escolher um prato de seu cardápio e vão ofertá-lo com descontos de até 20% ou uma cortesia. Houve também ações em São Paulo.

Perfil

Segundo o Sebrae, micro e pequenos empreendimentos respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.

“Com o pequeno, você tem a possibilidade de fazer uma compra mais customizada”, afirma o gerente de atendimento do Sebrae, Enio Pinto. “Os donos dos pequenos negócios chamam você pelo nome, conhecem seus hábitos de consumo. A possibilidade de trazer satisfação é maior do que o das grandes corporações, porque os pequenos estão inseridos no dia a dia do bairro”, acrescenta.

O empresário Alexandre Batista Leite é dono de uma farmácia em Brasília há dez anos. Ele aponta a proximidade com os clientes como o principal diferencial dos pequenos e médios empresários. “Eu atendo principalmente os moradores da vizinhança. Sei o nome de todos, os remédios que eles precisam. A gente conversa, fala sobre futebol. Isso só os pequenos proporcionam.”

Para o aposentado João dos Reis, a relação de confiança entre empresários e clientes o fez escolher os pequenos negócios. “Aqui na farmácia do Alexandre, eu posso, por exemplo, comprar e só pagar depois. E ele sabe do que eu preciso, deixa os produtos em casa sem cobrar nada.”

De acordo com o Sebrae, atualmente o Brasil tem 10,3 milhões de micro e pequenas empresas no Supersimples. A maioria fica na Região Sudeste (50%), seguida do Nordeste (19%), Sul (18%), Centro-Oeste (8%) e Norte (5%).

 

Veja a reportagem original (brasil.gov.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *